agora que estamos praticamente no final da semana, tenho a dizer que esta semana, até passou rápido, ao contrário do que eu disse na terça. esse dia foi deveras cansativo e talvez por essa razão tenha desabafado as coisas daquela forma. mas hoje, passou rápido, assim como o resto da semana. e hoje gostei mesmo da aula de literatura. talvez por me ter identificado tanto com o poema que lemos. realmente, quando somos jovens, meras crianças, sem responsabilidades, com a nossa pureza e ingenuidade, tudo é possível. e foi basicamente isso que o poema '' E Tudo é Possível'' de Ruy Bello me mostrou. para mim fez todo o sentido e pôs-me com saudades. saudades de ser quem eu era há 10 anos atrás. apenas uma alma livre, feliz a toda a hora, risonha a todos os minutos. ingénua, alienada da realidade. o mundo era para mim, desconhecido. a crueldade não existia, o desgosto muito menos, e o sofrimento.. não fazia a mínima ideia do que era. tudo o que fazia era brincar, ver desenhos animados, comer montes de porcarias enquanto via os desenhos animados e não procurava estar feliz, porque praticamente a toda a hora, o estava. é claro que, como todas as crianças, tinha as minhas birras, as minhas crises, mas nunca fui muito disso. por isso posso afirmar que era feliz. hoje, as coisas já são diferentes. a felicidade é algo pelo qual tenho de lutar todos os dias para alcançar, não me cai simplesmente no colo como quando tinha 5 anos.porque nessa altura, correr ao ar livre, pintar, desenhar, ver televisão, brincar ás mais ínfimas coisas era o suficiente para me fazer feliz. agora já sou mais exigente, e por isso tenho dias menos felizes. o poema deixou-me a pensar em tudo isto e deixou-me com um sentimento de saudade muito grande. porque quando somos crianças, vivemos na nossa própria bolha, protegidos do mundo lá fora, do mundo real. e quando finalmente saímos dessa bolha, o choque é bastante grande.
tenho saudades de quando tudo era simples, de quando tudo era possível.
 |
«Só sei que tinha o poder duma criança
entre as coisas e mim havia vizinhança
e tudo era possível era só querer»
Ruy Bello ''E Tudo Era Possível'' |
concordo contigo.
ResponderEliminara melhor altura era mesmo a nossa infância, a única preocupação que poderíamos ter era perder uma boneca ou partir o bico do lápis!
acho que toda a gente concorda!
ResponderEliminareu a pensar "finalmente, fim-de-semana" mas amanhã espera-me uma longa tarde de trabalho (de geografia -.-). mas pronto, esta tarde ainda dormi uma soneca, como nos bons velhos tempos ahah
reconhecer que errei? isso eu já fiz, voltar ao que era é que será um pouco mais difícil mas.. ás coisas difíceis já eu me habituei há muito, infelizmente.
ResponderEliminar